24 de set. de 2015

Porta-Guardanapo em Crochê Endurecido


Em 2008, postei a receita de um porta-guardanapo em Crochê Endurecido com Découpage. Hoje trago mais um modelo de Porta-Guardanapo em Crochê Endurecido, para guardanapos de papel com 33cm X 33cm cada.
Deixe sua mesa mais charmosa completando a decoração com este porta-guardanapo!


Material:

- 2 novelos de linha Cléa 500 para crochê
- Ag. para crochê nº 2, para a caixa e tampa
- Ag. para crochê n° 1,5 para as flores e folhas
- Caixa de papelão grosso, ou MDF, com tampa, tamanho 17,5cm X 17,5cm
- Cola branca
- Cola para tecido
- Pincel macio
- Verniz acrílico
- Tinta relevo metálica (glitter)
- plástico

 Execução da caixa do porta-guardanapo - fio duplo:
1 - Fazer um quadrado, seguindo a receita do quadrado de crochê, até atingir o tamanho de 17,5cm X 17,5cm. O número de carreiras depende da tensão do ponto de cada pessoa. A caixa do porta-guardanapo da foto possui 12 carreiras em ponto alto (p.a.) e a última em meio ponto alto (m.p.a).


Gráfico do quadrado de crochê

2 - Atingido o tamanho desejado, passe para o gráfico 1. Neste ponto não serão feitos mais o grupo de p.a nos cantos (aumentos), para que se forme a parte lateral da caixa do porta-guardanapo. Calcule a altura da parte lateral, que será necessária, para que caiba um pacote de guardanapos, por volta de 5cm a 6cm. A lateral do porta-guardanapo da foto possui 7 carreiras em ponto alto (p.a.) e a última em meio ponto alto (m.p.a).


 
Execução da tampa do porta-guardanapo - fio duplo:
1 - Fazer um quadrado, seguindo a receita do quadrado de crochê, até atingir o tamanho de 18cm X 18cm. A tampa do porta-guardanapo da foto possui 13 carreiras em ponto alto (p.a.).
2 - Atingido o tamanho desejado, passe para o gráfico 1. Neste ponto não serão feitos mais o grupo de p.a nos cantos (aumentos), para que se forme a parte lateral da tampa do porta-guardanapo.  A lateral do porta-guardanapo da foto possui 4 carreiras em ponto alto (p.a.)A altura da parte lateral da tampa, deverá ser a metade da altura da parte lateral da caixa.


Execução das flores - fio duplo:
1ª carr. - Iniciar com um anel mágico (veja a explicação aqui)
2ª carr. - Fazer 6 corr. e fechar com um p.bxmo no anel de início. Formará um arco, que servirá de base para a confecção das pétalas. Fazer mais 4 arcos, totalizando 5 arcos.
3ª carr. - Em cada um dos 5 arcos, fazer 1 p.b.,1 m.p.a, 11 p.a, 1 m.p.a, 1 p.b., totalizando 15 pontos em cada pétala.
No final do trabalho puxar, com cuidado para não arrebentar, a ponta do fio inicial que formou o anel mágico.

Execução das folhas - fio duplo
Inicie com 14 correntinhas, mais uma para subir.
Faça 1 p.b., na próxima corrente de base, siga fazendo: 1 p.b.; 1 m.p.a.; 8 p.a.; 1 m.p.a., 1 p.b. e 2 p.b. na última correntinha de base. Neste ponto teremos a metade da folha pronta.
Para fazer a outra metade, seguir da seguinte forma: 1 p.b.; 1 p.b., 1 m.p.a.; 8 p.a.; 1 m.p.a., 1 p.b. e 2 p.b. na última correntinha de base. Arremate o fio.
Folha pronta!


Endurecimento do porta-guardanapo:
- 2 medidas de cola branca;
- 1 medida de água;
- 1/2 medida de álcool
1 - Mistura-se tudo, embebe-se o trabalho na mistura e enforma-se na caixa de papelão grosso, ou MDF (devidamente envolta no plástico para não colar).
2 - Depois de seco, se desejar que a peça fique mais encorpada, poderá passar, agora com pincel, demãos da mesma mistura, até atingir o endurecimento desejado.
3 - Na última demão da mistura, embeba as folhas e flores na mistura e cole-as, com a cola de tecido, na tampa do porta-guardanapo.
3 - Espere secar e passe uma demão de verniz acrílico fosco ou brilhante, inclusive nas folhas e flores.
4 - Finalize as flores com um pingo de tinta relevo metálica (glitter), no centro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita.
Fico muito feliz com os comentários recebidos.
NÃO ESQUEÇA DE DEIXAR SEU ENDEREÇO DE EMAIL, caso não possua um blog ou se o seu perfil não está compartilhado publicamente, para que eu possa responder.
Abraços,
Angela - Crochê Compartilhado
http://crochecompartilhado.blogspot.com/