Caso você encontre alguma imagem ou matéria de sua autoria, sinta-se no direito de reivindicar a citação da fonte ou a retirada. (a retirada pode levar até 72h).

E quando deixar algum pedido de ajuda no Blog, ESCREVA NO COMENTÁRIO O SEU ENDEREÇO DE EMAIL, para que eu possa responder.

Caso execute algum dos trabalhos postados no meu Blog, mande uma foto, que eu publicarei.

Um abraço.

.
.

11/07/2008

Crochê Endurecido - Cesta

Dificuldade: Média

Esta cesta foi feita de cordão e com a técnica de crochê endurecido. É uma técnica que requer paciência, mas o produto final compensa!

Pontos empregados: p.bxmo, p.b., m.p.a, p.a., ponto pipoca

Execução:

Iniciar pela gráfico 1, do círculo, para fazer a base da cesta. Trabalhar o número de carr. necessárias, para atingir o diâmetro desejado. Terminado o círculo, faça uma carr. de m.p.a. e passe para o gráfico 2. Neste ponto não serão feitos mais aumentos, para começar a formar a parte lateral da cesta. Trabalhe o número de carr. necessárias para tingir a altura desejada. Para finalizar a cesta, faça uma carreira de ponto pipoca (para aprender este ponto, clique aqui).

Endurecimento da cesta:
Existe a Termolina, um impermeabilizante para tecidos, isopor e papel.  A termolina serve para evitar o desfiamento de bordados e para fazer endurecer o crochê. Você também pode passar a termolina sobre as figuras para découpage deixando-as impermeabilizadas.

Deixo aqui, para quem quiser experimentar, uma receita caseira, que utilizei para endurecer a minha cesta.
2 medidas de cola branca;
1 medida de água;

1/2 medida de ácool.
Mistura-se tudo, embebe-se o trabalho na mistura e enforma-se num objeto (devidamente envolto em plástico para não colar), do qual queiramos que o trabalho obtenha a forma. Deixar secar. Depois de seco, passar uma demão de verniz acrílico fosco ou brilhante, ou o verniz vitral.

Dicas:
- Para dar forma a minha cesta, usei uma cesta de vime, daquelas usadas para colocar os ovos de páscoa.
- Para peças de cor branca, use verniz a base de água, para não alterar a cor.

6 comentários:

  1. Amei a cesta eseu blog inteirinho! Será que ela fica impermeável?? Bjus, Claudia.

    ResponderExcluir
  2. Olá Amiga!
    Amei seu blog!
    Gostaria de saber sobre essa medida, seria um copo americano?!
    Aguardo resposta, meu e-mail é vivianedirpal@hotmail.com
    Obrigada,
    Viviane

    ResponderExcluir
  3. Oi gostei muito das dicas, muito obrigado....tem muita gente que não gosta de passar as dicas.
    vc eh nuito diferente delas, mais uma vez obrigado. continue assim com esse trabalho maravilhoso.

    ResponderExcluir
  4. Olá !
    Obrigada pela receita, outro dia precisava endurecer uma peça, procurei por receitas mas tinha mais a base de açucar tentei mas não sei o que houve não deu certo, acabei lavando a peça e guardando agora vou tentar novamente. Bjus

    ResponderExcluir
  5. Olá!Estou te seguindo e conforme politicas seguirei somente aqueles que me seguirem também!
    Para assim podermos trocar informações!!!
    te espero no meu blog!
    http://utilidadeebeleza.blogspot.com.br/
    bjosss

    ResponderExcluir
  6. Olá,descobri seu blog visitando o blog de uma amiga e gostei muito!Adorei seus trabalhos!Já estou lhe seguindo!Abraço!Ah,se quiser me visitar e me seguir... http://dycroche.blogspot.com.br