Caso encontres alguma imagem ou matéria de tua autoria, te sinta no direito de reivindicar a citação da fonte ou a retirada. (a retirada pode levar até 72h).

E quando deixar algum pedido de ajuda no Blog ESCREVE NO COMENTÁRIO O TEU ENDEREÇO DE EMAIL, para que eu possa responder.

Caso execute algum dos trabalhos postados no meu Blog, manda uma foto que eu publicarei.

Um abraço.

.
.

14 de mai de 2008

2.5 Dicas Básicas de Trabalho

- Para iniciantes em crochê, o ideal é usar linha ou lã grossa, ou ainda cordão grosso, que facilita o manuseio e a visualização dos pontos.
- A primeira carreira é a mais difícil porque as correntinhas de base, geralmente, ficam muito apertadas ou próximas umas das outras, dificultando a inserção da agulha. Então, eu sugiro usar uma agulha de um número maior do que aquele indicado no rótulo do fio, para dar folga. Em seguida, na segunda carreira, usar o número da agulha indicado.
- Se você tem o ponto apertado, utilize agulha mais grossa do que a indicada no rótulo da linha, lã, etc. Exemplo: se é indicada agulha nº 1,25, utilize agulha 1,5; se é indicada agulha nº 2, utilize agulha nº 2,5 e assim por diante.
- No começo de cada carreira deve-se substituir o 1º ponto por uma quantidade correspondente de correntinhas. O quadro abaixo indica o número correto de correntinhas para virar e as posições necessárias da agulha para todos os pontos e carreiras subsequentes.

- Se o trabalho começa por alguns pontos mais para dentro, então faça p.bxmo. até chegar ao ponto desejado. O p.bxmo. não interfere no trabalho. Em trabalhos circulares, sempre feche a carreira fazendo p.bxmo. na última correntinha que substitui o 1º ponto da carreira.
- Sempre deixe uma boa folga de fio no começo do trabalho, caso seja necessário acrescentar algumas correntinhas no início.
- A tensão do ponto deve ser conferida cuidadosamente antes de começar o trabalho, pois somente a tensão correta assegurará o tamanho certo da peça terminada. Antes de iniciar o trabalho, siga a recomendação dada na receita sob o título de "Tensão". A palavra tensão é usada para indicar o número de pontos e carreiras feitos dentro de uma medida fornecida. Esta informação é importante já que ela estipula o tamanho terminado da peça que você vai confeccionar. Como um exercício prático, sugiro que você confira sua tensão como segue:
Faça uma amostra com 25 corr. e trabalhe 2 carreiras de p.a. Coloque um alfinete em cada lado dos 15 p.a. centrais e meça a largura . Se a medida for maior do que 3 cm você deve trabalhar o ponto mais apertado. Se for menor do que 3 cm, você deve trabalhar mais frouxamente. Continue conferindo até conseguir a largura correta. Se necessário, troque a numeração da agulha para conseguir a tensão correta.

2 comentários: