A razão de ter criado este Blog

Adoro fazer crochê e por isso estou sempre em busca de novas receitas na Web. Volta e meia me deparo com fotografias de peças de crochê, lindíssimas, mas que não possuem receita/gráfico. Fico ali "babando em cima das fotos" e, como não sou uma profissional do crochê, nem sempre consigo confeccionar as peças possuindo apenas as fotos. Neste blog vou postar somente peças de crochê que possuem receita/gráfico, afinal o nome diz tudo: CROCHÊ COMPARTILHADO. Pretendo mostrar os trabalhos confeccionados por mim e outros, trabalhos bonitos, pinçados em minhas buscas na Web.

NÃO SOU ARTESÃ. Faço crochê por hobby para presentear os amigos e enfeitar minha casa. Por isso NÃO ACEITO ENCOMENDAS.

Caso encontres alguma imagem ou matéria de tua autoria, te sinta no direito de reivindicar a citação da fonte ou a retirada. (a retirada pode levar até 72h).

Espero que seja de grande proveito para todas as pessoas que me visitarem.

Aproveito este espaço, também, para agradecer por cada comentário recebido aqui no blog. É muito bom receber palavras de carinho e de incentivo.

E quando deixar algum pedido de ajuda no Blog ESCREVE NO COMENTÁRIO O TEU ENDEREÇO DE EMAIL, para que eu possa responder.

Caso execute algum dos trabalhos postados no meu Blog, manda uma foto que eu publicarei.

Um abraço.

.
.

14 de mai de 2008

2.5 Dicas Básicas de Trabalho

- Para iniciantes em crochê, o ideal é usar linha ou lã grossa, ou ainda cordão grosso, que facilita o manuseio e a visualização dos pontos.
- A primeira carreira é a mais difícil porque as correntinhas de base, geralmente, ficam muito apertadas ou próximas umas das outras, dificultando a inserção da agulha. Então, eu sugiro usar uma agulha de um número maior do que aquele indicado no rótulo do fio, para dar folga. Em seguida, na segunda carreira, usar o número da agulha indicado.
- Se você tem o ponto apertado, utilize agulha mais grossa do que a indicada no rótulo da linha, lã, etc. Exemplo: se é indicada agulha nº 1,25, utilize agulha 1,5; se é indicada agulha nº 2, utilize agulha nº 2,5 e assim por diante.
- No começo de cada carreira deve-se substituir o 1º ponto por uma quantidade correspondente de correntinhas. O quadro abaixo indica o número correto de correntinhas para virar e as posições necessárias da agulha para todos os pontos e carreiras subsequentes.



- Se o trabalho começa por alguns pontos mais para dentro, então faça p.bxmo. até chegar ao ponto desejado. O p.bxmo. não interfere no trabalho. Em trabalhos circulares, sempre feche a carreira fazendo p.bxmo. na última correntinha que substitui o 1º ponto da carreira.
- Sempre deixe uma boa folga de fio no começo do trabalho, caso seja necessário acrescentar algumas correntinhas no início.
- A tensão do ponto deve ser conferida cuidadosamente antes de começar o trabalho, pois somente a tensão correta assegurará o tamanho certo da peça terminada. Antes de iniciar o trabalho, siga a recomendação dada na receita sob o título de "Tensão". A palavra tensão é usada para indicar o número de pontos e carreiras feitos dentro de uma medida fornecida. Esta informação é importante já que ela estipula o tamanho terminado da peça que você vai confeccionar. Como um exercício prático, sugiro que você confira sua tensão como segue:
Faça uma amostra com 25 corr. e trabalhe 2 carreiras de p.a. Coloque um alfinete em cada lado dos 15 p.a. centrais e meça a largura . Se a medida for maior do que 3 cm você deve trabalhar o ponto mais apertado. Se for menor do que 3 cm, você deve trabalhar mais frouxamente. Continue conferindo até conseguir a largura correta. Se necessário, troque a numeração da agulha para conseguir a tensão correta.

2 comentários:

Obrigada pela visita.
Fico muito feliz com os comentários recebidos.
NÃO ESQUEÇA DE DEIXAR SEU ENDEREÇO DE EMAIL, caso não possua um blog ou se o seu perfil não está compartilhado publicamente, para que eu possa responder.
Abraços,
Angela - Crochê Compartilhado
http://crochecompartilhado.blogspot.com/